sexta-feira, 24 de junho de 2011

Origem das palavras.

Na minha escola, estivemos fazendo um trabalho sobre a origem histórica de palavras e expressões e seus antigos significados, achei bastante interessante e engraçada algumas palavras, então postei, para vocês darem uma olhadinha.

Coca - Cola.

A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca da América do Sul. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola (também chamada de abajá, café-do-sudão, cola, mukezu, obi, oribi, orobó e orobô) que é o fruto das plantas pertencentes ao género Cole.

Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga.

Era vendida originalmente como remédio por 0,05 cents o copo. Depois foi relançada como bebida leve.
As primeiras vendas foram feitas na Farmácia de Jacob na cidade de Atlanta, em 8 de maio de 1886, e pelos primeiros oito meses apenas nove bebidas eram vendidas durante o dia todo. Pemberton anunciou a bebida pela primeira vez em 29 de maio do mesmo ano no Atlanta Journal.

Dor de cotovelo.
Essa expressão surgiu quando as pessoas, em bares, colocavam os cotovelos em cima da mesa e ficavam vendo seus amigos arranjarem companhia e sair, e de tanto esperarem sozinhos os amigos voltarem ficavam com dor de cotovelo.

Casa da Mãe Joana. 
É o lugar onde vale tudo, sem ordem, onde predomina a confusão, a balburdia e a desorganização. A mulher que deu nome á tal casa chamava-se, obviamente, Joana. Viveu no século XIV e era condessa de Provença e rainha de Nápoles. Moralmente desregrada, permissiva, acabou condenada pela Igreja a viver enclausurada em Avignon. Quando no esplendor do poder, apoiou abertamente o funcionamento dos bordéis e protegeu os que viviam desse lucrativo comércio

Engolir sapos
A origem da expressão popular “engolir sapos” deu-se por um dos fatos escritos na Bíblia: As pragas do Egito. Uma das pragas constituía da invasão de milhares de rãs, por todo o território egípcio. Durante a preparação e ingestão de alimentos, lá estavam os anfíbios. Os animais não apenas invadiam os ambientes – cozinhas, quartos, banheiros -, como também os pratos dos habitantes do reino. Daí a expressão: “Engolir sapos”, ou seja, suportar situações desagradáveis sem qualquer manifestação.

Pagar o pato
A origem da expressão popular “pagar o pato” deu-se por um antigo jogo, realizado nas cidades portuguesas. O jogo consistia em amarrar uma ave – geralmente um pato – num mastro, a qual deveria ser retirada do objeto – pelos jogadores – numa única tentativa. Os jogadores cavalgavam em direção ao mastro e, com um instrumento, tentavam cortar o que quer que amarrava a ave. O indivíduo que não alcançasse o objetivo, deveriapagar – monetariamente – pelo animal sacrificado. Daí a expressão: “Pagar o pato”, ou seja, pagar por aquilo que não deve; assumir responsabilidade por ações realizadas por um grupo.

Olha o passarinho
A origem da expressão popular “olha o passarinho” deu-se durante os primeiros anos após a invenção da máquina fotográfica – século XIX. Quando o aparelho foi inventado, era necessário que as pessoas ficassem minutos olhando fixamente para a lente da câmera, devido ao tempo gasto para o fixamento da imagem. Para reter a atenção das pessoas – geralmente crianças – os fotógrafos colocavam uma gaiola com passarinhosacima da máquina e diziam constantemente a famosa frase. Daí a expressão: “Olha o passarinho”, ou seja, atenção na captura da foto.

Andar na linha
Uma das origens da expressão popular “andar na linha” deu-se pela analogia de linhas ferroviárias, no qual os vagões se movimentam apenas se estiverem corretamente sobre trilhos ferroviários. Outra origem da expressão deu-se pela analogia de pelotões em quartéis de exércitos. Durante marchas, os integrantes devem andar – rigorosamente – na linha de marcha, caso contrário, passam por punições. Daí a expressão: “Andar na linha”, ou seja, agir corretamente.

Fazer uma vaquinha
A origem da expressão popular “fazer vaquinha” deu-se na década de 1920, quando jogadores de futebol não recebiam salário algum. As torcidas dos times reuniam-se e arrecadavam toda verba possível para premiar os jogadores de seus clubes. A arrecadação era popularmente relacionada com o jogo do bicho, cujo o maior prêmio representava uma vaca. Daí a expressão: “Fazer vaquinha”, ou seja, arrecadar o máximo em recursos monetários, para um fim específico.

Acabar em pizza
A origem da expressão popular “acabar em pizza” deu-se à crise palmeirense da década de 1960. Cartolas do time paulista reuniram-se e discutiram por aproximadamente 14 horas seguidas! Após a longa discussão, todos, com muita fome, foram até uma pizzaria, beberam muito chope e pediram 18 pizzas enormes! Após isto, a paz reinou absolutamente! O jornalista Milton Peruzzi, após o episódio, escreveu uma matéria cujo o título era: “Crise do Palmeiras termina em pizza. Desde então, o termo se popularizou.  Daí a expressão:“Acabar em pizza”, ou seja, julgamento de escândalos, sem nenhuma punição; geralmente políticos.







Fonte:(Livro A Casa da mãe Joana, site:expressoespopulares )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Santa Maria, RS, Brazil
Aluna do Colégio Militar de Santa Maria, gosta de cantar e como hobby adoro mexer com plantas e animais. Tenho uma cachorrinha que é minha melhor amiga e melhores amigos que são muito importantes pra mim! Sou a menina descrita no blog.